Buscar
  • Casa Ânima

"Como você está se sentindo?"

Falar e permitir que as crianças falem sobre este momento ímpar que estamos vivendo é muito importante.


Muitas vezes acreditamos que os pequenos já compreenderam algo apenas por estarem entre as conversas dos adultos ou estarem presentes quando assistimos à televisão. Mas nem sempre as percepções sobre determinados assuntos são as mais favoráveis a um entendimento adequado. Por isso é tão importante conversarmos com as crianças de forma direta e afetiva, questionando-os sobre o que pensam e respondendo de acordo com sua fase de desenvolvimento e expectativa, sem exagerar com explicações complexas e sem ir além de suas curiosidades desnecessariamente.


Poderemos ficar surpresos com alguns pensamentos que nem imaginávamos estar povoando suas cabecinhas. Procure não assistir telejornais ou expressar angústias junto das crianças, principalmente com os menores. Por outro lado é importante não fantasiar ou esconder a verdadeira relevância deste momento e dos cuidados que todos deveremos ter a partir de agora.


Na intenção de não apavorá-los não ridicularize o momento ou faça brincadeiras com o vírus, do tipo: "o monstro do corona vai te pegar". Vivemos uma pandemia séria com uma doença que é real.


Mas podemos tornar a conversa sobre o assunto, e principalmente sobre as emoções, mais leve e adequada para dar segurança e acolhimento.


Buscar por formas lúdicas de abordar as emoções é uma boa maneira de falar sobre o tema. Essas emoções podem se manifestar em brincadeiras onde a criança representa o que pensa, através de uma história que envolva sentimentos, por meio de desenhos livres, de um teatrinho com bonecos e até mesmo através de jogos, principalmente com os maiores acima de 06 ou 07 anos que muitas vezes são vistos como "grandes", mas que tem uma grande necessidade de compreensão e muitos questionamentos não externalizados.


Uma boa dica é o Bingo das Emoções da BBDU, que pode ser impresso e realizado em família. Se quiser receber, é só solicitar via whatsapp ou email 😉

5 visualizações

Contato: (51) 37790400   /   WhatsApp: (51) 989569240   /   contato@casaanima.com.br   

Rua Dr. Barcelos, 240 - Bairro Tristeza, Porto Alegre, RS

  • Branca Ícone Instagram